Ao todo o município de Floresta Azul já soma 11 administradores no período de 62 anos
Redação
Após a sua emancipação, Floresta Azul, cidade que está localizada na Zona Centro-Oeste da Região Cacaueira e que ocupa uma área de (352,9) trezentos e cinquenta e dois, nove quilômetros quadrados, conheceu se primeiro prefeito no ano de 1963, após sua (fundação) no ano anterior.
Themístocles Alves de Matos abriu a lista sendo precursor no executivo municipal, administrando o município no período de 1963 à 1966. Antes de ser eleito, Teta como era costumado a ser chamado administrou o povoado por doze anos.
Abdias Pedro dos Santos (Didi) |
Em seguida o senhor Abdias Pedro dos Santos deu continuidade e administrou o já emancipado município no período de 1967 à 1970. (Didi) como carinhosamente era chamado, conseguiu ainda algo raro na carreira política, elegeu-se prefeito por duas cidades assim chegando a governar também a cidade vizinha Ibicaraí.
A terceira pessoa a administrar Floresta Azul, foi o saudoso Raimundo Silva Cardoso, que após ter iniciado sua carreira política como vereador, ele assumiu a prefeitura e um curto período de dois anos de administração de 1971 à 1972. Mas que em seguida voltou a governar nos anos de 1977 à 1982 e 1997 à 2000. De acordo com o blog História de Floresta Azul, Nas três oportunidades em que governou Floresta Azul, Raimundo destacou-se pelo seu espírito empreendedor. E foi o responsável por inúmeras obras na cidade e no Distrito de Coquinhos, onde além da pavimentação de ruas, levou energia elétrica e água encanada em todas as residências.
O quarto prefeito de Floresta Azul foi o senhor Marcelino Guilherme Santana, que governou o município nos anos de 1973 à 1976. Marcelo como gostava de ser chamado foi o responsável pela sua principal obra a construção da Praça Manoel Saturnino no centro da cidade.
Logo após Marcelo, o seu sucessor foi o saudoso Zely Teixeira de Carvalho o (Mineirão). Que na oportunidade conquistou a maioria dos votos numa eleição que ficou marcada na história de Floresta Azul, entre os anos de 1983 à 1988.
Na época os partidos podiam lançar vários candidatos e o mais votado ainda somava os votos dos demais. E assim foi. Zely teve como companheiros de legenda (Marcelo e Teixeirinha), do outro lado, Salvador Alves Batista, candidato da situação, PDS. E foi por pouco, Salvador sozinho conseguiu derrotar Mineirão e Teixeirinha, porém faltavam os votos de Marcelo, aí não teve jeito.
Zely foi eleito para um mandato de seis anos, só governou quatro. É que um trágico acidente tirou-lhe a vida, e o tornou o primeiro prefeito de Floresta Azul, com mandato em curso, a falecer.
Após a morte de Mineirão, o então Vice-Prefeito em sua chapa assumiu a prefeitura que foi o senhor Antônio José do Rosário concluindo o mandato que estava em curso assim administrando entre os anos de 1986 à 1988, pelo que sabe José popularmente conhecido 'Antônio Goiaba' como manda o figurino deixou dinheiro em caixa.
Dando sequência na lista de administradores deste município, Floresta conheceu e deu a oportunidade há sétima gestora e primeira prefeita mulher a exercer o cargo no executivo nesta cidade. Estou falando da Sra. Liete Carvalho Farias que governou entre os anos de 1989 à 1992.
Após o mandato de Liete Farias, entra em cena o senhor Carlos Amilton Oliveira Santos, o popular (Garrafão) sendo prefeito pela primeira vez e governando o município entre os anos de 1993 à 1996. Após a primeira gestão de Carlos, Raimundo Cardoso retorna a prefeitura e administra o município no que seria seu terceiro e último mandato entre os anos de 1997 à 2000. Garrafão voltou a ser prefeito para o seu segundo mandato já nos meados de 2005 à 2008.
Neste intervalo de tempo, antecedendo o segundo mandato de Carlos Amilton, foi a vez do senhor Raimundo Sálvio o popular (Salvinho), ser também um dos protagonistas do desenvolvimento desta cidade, chegando ter a oportunidade de governar entre os anos de 2001 à 2004.
Floresta Azul por sua vez conheceu a segunda mulher e filha do ex-prefeito (Im Memorian) Raimundo Cardoso, a Sra. Sandra Maiza Balduíno Cardoso Marcelino, que governou no período de 2009 à 2012 e sendo reeleita entre os anos de 2013 à 2016. Na última gestão em que seu falecido pai era prefeito, Sandra era Secretária de Saúde do município. Sandra é Médica Pediatra, formada pela Universidade Católica de Salvador em 1988 e contribui também para o avanço desta cidade.
E não para por aí Floresta Azul agora elege a terceira mulher que iniciou seu mandato no ano de 2017 à 2020 e foi reeleita entre os anos de 2021 à 2024 que é a atual gestora de Floresta Azul, a Sra, Gicélia de Santana Oliveira Santos, que está no seu segundo mandato, que estão sendo marcados por diversas obras tanto é que mudou a cara de Floresta Azul, é nítido o entusiasmo dos moradores que até se estende aos municípios limítrofes demostrando orgulho em dizer sobre a administração da atual prefeita, que por sua vez fez história no desenvolvimento desta cidade.
Agora em novo quadro político de Floresta Azul, está sendo apresentado dois jovens a frente das eleições municipais deste ano para a escolha do próximo prefeito(a) desta cidade, que o avanço continue pois quem ganha é os moradores desta querida terra acolhedora. 'Florestinha de Açúcar'.
São eles:
Hermânio Bambu apoiado pela atual prefeita e a oposição Daniela Laranjeira que disputarão as eleições para prefeito neste pleito de 2024.
Se caso eleito(a) terão a oportunidade de fazer seu nome na política de Floresta Azul e também serem protagonistas de um futuro ainda melhor para esta cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário