Data é marcada por pegadinhas e brincadeiras
Redação
Foto | Divulgação |
Ano após ano, é comum que o dia 1º de abril seja marcado por pegadinhas e brincadeiras. Isso porque a data é conhecida em muitos países com o Dia da Mentira. Além das brincadeiras entre amigos, grandes marcas e até veículos de comunicação já utilizaram a data para pregar peças.
Mas por que essa data é conhecida como Dia da Mentira? Alguns veículos jornalísticos já decidiram brincar com a data e criar “fake news” para enganar os leitores e espectadores. Algumas das mais notáveis foram criadas pela “BBC”, rede de notícias pública do Reino Unido.
Em 1980, o canal gerou revolta no público ao anunciar que o relógio mais famoso do mundo, o Big Ben, seria substituído por um relógio digital e rebatizado como “Digital Dave”. A piada gerou revolta em alguns espectadores britânicos, que ficaram insatisfeitos com as mudanças no patrimônio nacional e enviaram reclamações à emissora.
Em 1º de abril de 1992, a “National Public Radio (NPR)”, dos Estados Unidos, anunciou que o ex-presidente Richard Nixon se candidataria novamente ao cargo político mais alto do país.
A notícia causaria menos alarde caso qualquer outro nome tivesse sido anunciado, mas Nixon havia sido deposto em 1974 após o longo escândalo político conhecido como Watergate. Para completar a pegadinha, o anúncio foi feito na rádio por Rich Little, um comediante que imitou Nixon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário