Em janeiro, foram comercializados 5,6 mil veículos novos (carros e comerciais leves), 16% a mais que o comercializado em janeiro do ano passado
Redação
Foto | Rafa Neddermeyer |
A Bahia registrou este ano aumento de 16% nas vendas de veículos novos, de acordo com dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado da Bahia (Sincodiv). O mesmo percentual de aumento foi registrado em todo o país, confirmando as previsões de crescimento para o setor automotivo.
Na Bahia, no mês de janeiro, foram comercializados 5,6 mil veículos novos (carros e comerciais leves) – 16% a mais que o comercializado em janeiro do ano passado. Já em todo o território nacional, foram vendidos 152 mil veículos, entre carros e comerciais leves, registrando incremento de 16% em comparação aos meses de janeiro deste ano e do ano passado.
“A nossa projeção era de que as vendas de veículos novos no Brasil subissem 12% este ano, para 2,58 milhões de unidades. Mas os números já indicam um crescimento ainda maior, o que é extremamente positivo para a economia”, afirma Raimundo Valeriano, presidente do Sincodiv-Ba.
Neste mês de março, a venda de carros novos terá ainda um maior impulso no Estado. Do dia 8 a 10 de março, a Bahia vai realizar mais uma edição da maior operação de vendas de carros novos do Norte e Nordeste do país. A expectativa do Combate das Marcas é vender 550 veículos e movimentar até R$ 70 milhões em negócios.
“Em março do ano passado, o evento contribuiu para a ampliação de vendas de carros novos aqui no nosso estado. Somente em três dias, foram comercializados cerca de 10% do total vendido em todo mês daquele ano”, lembra Leonardo Sahade, organizador do Combate das Marcas, que acontece no Centro de Convenções de Salvador, no próximo fim de semana.
Essa perspectiva animadora reflete não apenas uma recuperação econômica, mas também uma forte demanda por mobilidade e conforto por parte dos brasileiros. A tendência positiva foi respaldada por uma pesquisa realizada pela Serasa, em parceria com o Opinion Box, que revelou o papel fundamental do automóvel na vida dos brasileiros.
Além das funções tradicionais de locomoção, como ir ao trabalho, fazer compras e cumprir tarefas diárias, o carro desempenha um papel essencial em momentos de lazer e vínculos familiares. Segundo o estudo, 58% dos entrevistados consideram o carro um patrimônio de sua família, ressaltando seu valor emocional e prático.
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