Presidente cobrou 'juízo' aos homens e comparou cuidado preventivo com a rotina das mulheres
Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou nesta segunda-feira (9) a resistência de alguns homens em realizar o exame de prevenção ao câncer de próstata, que pode incluir o toque retal feito por um médico.
Em discurso durante uma visita a Mauá, na Região Metropolitana de São Paulo, onde conheceu uma carreta da saúde do programa “Agora Tem Especialistas”, Lula destacou o contraste entre a postura masculina e a rotina de exames enfrentada pelas mulheres.
“Tem homem com 60 anos que nunca fez exame: ‘eu não posso, eu sou homem, eu não quero que o médico mexa nas minhas partes’. Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma dedada”, afirmou.
A fala arrancou risos do público presente. “Ah, tenha juízo, meu caro”, completou o presidente.
Ainda durante o discurso, Lula também mencionou que a primeira-dama, Janja da Silva, fará uma mamografia em uma das carretas do programa. Segundo ele, a ideia é que Janja ajude a divulgar a importância do exame, assim como o próprio presidente diz fazer ao incentivar a prevenção do câncer de próstata.
FALA! Lula sobre homens que tem tabu com o exame de próstata:
— QG do POP (@QGdoPOP) February 9, 2026
“Enquanto a mulher se submete a um monte de exames, o homão tem vergonha de tomar uma ded4da.” pic.twitter.com/XzxNaQlf7P

Nenhum comentário:
Postar um comentário